Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Projeto Afectos

simbolo-afectos

O principal objectivo deste projecto é quebrar o isolamento social das pessoas com mais de 65 anos do nosso concelho (Projecto Afectos). 

O “Afectos” está implementado no concelho, desde Novembro de 2007. No primeiro ano do projecto eram apenas 4 freguesias e de momento contamos com um total de 13 freguesias: Valpaços, Carrazedo, Veiga de Lila, S. Pedro Veiga de Lila, Lebução, Canaveses, Santa Maria de Émeres, Água-Revés, S. João de Corveira, Lebução, Fiães e Serapicos e Friões. Sendo que esta última aderiu em Outubro de 2011, com as localidades de Quintela, Celeirós, Ladário e Ferrugende. De momento estão inscritos um total de 336 idosos.

Para apoiar o projecto, procedeu-se à abertura de três fases de recrutamento de voluntários: Setembro 2007; Setembro 2008; Setembro 2009. Deste modo, o projecto “Afectos” conta com um total de 11 voluntárias. Estas receberam formação específica na área do voluntariado e foram integrados nos vários núcleos onde o projecto está a funcionar.

São várias as atividades que animam os nossos idosos, entre as quais: Terapia do riso e Terapia da expressão corporal; Baila, Baila; Acção de informação: “Como Prevenir Incêndios em Habitações”, “Depressão nos Idosos” “Burlas e Roubos” “Higiene Dentária”; Rastreio à visão, audição, glicemia, tensão arterial e peso; Cinema; Comemoração do dia da mulher (acção de sensibilização com equipe de enfermagem); Festas de carnaval;

Comemoração do dia do pai (acção de sensibilização com equipe de enfermagem); Acção sobre “os benefícios do chá”; Projecto + saber; Participação na feira do folar; Passeios pelo país e no próprio concelho; Caminhadas; Marcha pelo coração; Desfile de Moda; Festa dos Santos Populares; Festa das vindimas; Animação Sensorial; Recolha de receitas tradicionais; Participação na Feira da castanha; Idas ao Teatro e Espectáculos Musicais; Festas do Magusto; Atividades manuais, etc.