Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Resíduos Indiferenciados

Os resíduos indiferenciados são os resíduos provenientes das habitações e de atividades industriais (até 1.100l/dia) que vulgarmente designamos por “lixo normal” e não se procede ao seu tratamento. 

Estes resíduos são depositados em contentores de 800l, 1100l ou baldes de 240l, onde posteriormente são recolhidos e vão diretamente para o aterro sanitário.

Devido à natureza dos materiais que usamos diariamente em nossas casas, a grande percentagem dos resíduos que produzimos é passível de ser valorizada. Dentro de um plano de estratégias de 2012 a 2020 é objetivo reduzir a deposição de indiferenciados de 90% para valores entre os 35 e os 50%, aumentando assim as taxas de valorização de resíduos verdes e reciclagem entre 15 a 25%. Ao reciclarmos adequadamente os materiais reduzimos significativamente a quantidade de resíduos enviados para aterro.

A empresa que faz a recolha dos resíduos indiferenciados no concelho de Valpaços é a SUMA.

A Câmara Municipal disponibiliza aos seus munícipes informação que lhe poderá ser útil no que diz respeita aos resíduos sólidos urbanos indiferenciados:

  • Separe todos os resíduos recicláveis (embalagens, cartão, vidro, pilhas etc);
  • Acondicione o lixo em sacos bem fechados e feche sempre a tampa do contentor para evitar maus cheiros,
  • Faça a sua deposição nos recipientes apropriados, de forma a que não se espalhem ou derramem na via pública;
  • Se tiver eletrodomésticos ou móveis que queira deitar fora, contacte o município.

 

Sabia que…

RI

A Câmara Municipal de Valpaços tem disponível para os seus munícipes a recolha gratuita ao domicílio de “monstros, monos, resíduos elétricos e resíduos verdes” através do Numero Verde 800 910 608 (LINHA GRATUITA) ou correio eletrónico valpacos@suma.pt:

1.º Passo – Para solicitar a recolha o Munícipe deverá efetuar uma chamada para a Linha Verde (chamada gratuita) – 800 910 608 ou enviar e-mail .

2.º Passo – Para agendar a recolha a empresa voltará a contatar o Munícipe, para proceder ao agendamento do dia efetivo da recolha;

3.º Passo – Por fim a recolha, após a sua solicitação, dos resíduos monstros, monos e elétricos será realizada num prazo máximo de 8 dias úteis e a recolha de resíduos verdes realizar-se-á num prazo máximo de 13 dias úteis.