Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Valpaços recebeu fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Valpaços recebeu fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
17 Maio 2018

Esta quarta-feira, 16 de Maio, Valpaços foi a capital da leitura do Alto Tâmega. O auditório do Pavilhão Multiusos recebeu a Fase Intermunicipal do 12.º Concurso Nacional de Leitura, que contou com a participação de alunos de todos os níveis de ensino dos seis concelhos da região.

 

O Concurso é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com a RTP.

A representar o Município de Valpaços esteve a Vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Teresa Pavão, que além de fazer uma breve alusão ao concelho e às suas principais características, agradeceu a todas as instituições envolvidas.

“O trabalho diário que os professores desenvolvem junto da comunidade escolar é deveras importante, a ajuda sistemática que empreendem constantemente nas suas aulas resultam em alunos interessados, curiosos e preparados para realidades difíceis. Os ensinamentos ministrados traduzem-se em êxitos constantes e prova disso mesmo é o número de participantes que hoje se encontram aqui para realizar provas”, referiu a responsável.

“Que este dia seja uma experiencia enriquecedora para todos, que a prova sirva de ensinamento e de preparações futuras, e que para a maioria seja início de muitas conquistas e sucessos”, terminou.

O concurso foi constituído pela realização de duas provas de eliminação, uma prova escrita e outra oral. Ao longo do dia, os alunos foram desafiados a demonstrar as suas competências ao nível de leitura expressiva, conhecimento das obras e dos autores, vocabulário, compreensão e argumentação.

O júri da prova foi integrado por Teresa Pavão, o Director de Departamento da Educação, Cultura e Desporto, Normando Vieira, e Iochabel Ferreira, que integra o PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

O Concurso, que tem como objetivos o estímulo e gosto da leitura e o fomento do conhecimento de diferentes autores e estilos literários, decorre em várias fases ao longo do ano letivo, iniciando-se nas escolas e passando depois pelas fases concelhia e intermunicipal.

A cerimónia contou também com momentos musicais genuínos e originais a cargo do Mestre Francisco Diegues Doutel e Patrícia Doutel, declamadora de poemas.

No final, foram apurados 12 vencedores, três por cada nível de ensino (1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário), que representarão a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega na final do Concurso Nacional de Leitura, que se realizará no dia 10 de Junho.

Os prémios foram entregues aos vencedores também pela Directora do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Alexandra Doutel, Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Maritza Dias, e Representante da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.