Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Feira do Folar não para de crescer e supera as melhores expectativas

Feira do Folar não para de crescer e supera as melhores expectativas
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
17 Abril 2019

A XXI Feira do Folar de Valpaços provou que todo o trabalho de promoção e investimento municipal no sector primário, que tem sido contínuo, vale a pena. O maior evento gastronómico da região continua a trilhar caminho para crescer e a edição 2019 superou as melhores expectativas.

 

Durante três dias, o Pavilhão Multiusos contou com a presença da gastronomia regional e por um vasto e diversificado programa de animação cultural e desportiva.

Sabores valpacenses, onde o único folar certificado do país se destaca, e muita animação, foram estes os ingredientes do sucesso da XXI Feira do Folar de Valpaços que, de 12 a 14 de Abril, abriu portas no Pavilhão Multiusos, chamando até ao local centenas de milhares de visitantes de vários pontos do país e estrangeiro.

Na cerimónia de abertura, na sexta-feira, dia 12, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, apelou, uma vez mais, ao apoio para a concretização de um reservatório de água para fazer face às necessidades do sector primário na zona da Padrela. “O futuro do nosso concelho depende da agricultura e esta por sua vez precisa de água. Temos um cabaz de produtos de excelência de altíssima qualidade, mas precisamos de pensar na sua sustentabilidade a longo prazo”, referiu o autarca valpacense. 

A presidir a cerimónia, o Director Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gonçalo de Freitas Leal falou do Folar de Valpaços IGP.

A comitiva cumprimentou, depois, os cerca de 100 expositores de stands da feira, que orgulhosamente deram a provar o Folar, o bolo podre, o fumeiro, os frutos secos, a castanha, o mel, o azeite, o vinho, entre outras iguarias locais.

 

“A edição 2019 superou as nossas melhores expectativas”

 

A edição 2019 contou com uma afluência constante de pessoas, mas também órgãos de comunicação, como vários canais de televisão, rádios, jornais e revistas. A projecção do evento que coloca Valpaços nas bocas do mundo culminou no dia de domingo com a transmissão em directo do Programa Somos Portugal da TVI, desde o pavilhão multiusos, durante seis horas.

A juntar a todos os ingredientes gastronómicos da Feira do Folar, servidos também nas tasquinhas, estiveram várias actividades.

O programa de animação não deixou ninguém indiferente com a apresentação do livro “Valpaços – Jóia de Trás-os-Montes”, edição do Município de Valpaços, da autoria de José António Silva, que aborda o património arquitectónico, religioso, natural e histórico do concelho. Só o Raid TT nocturno e diurno e pista de obstáculos Trial, contou com cerca de 400 participantes, entre condutores e acompanhantes, de vários pontos do país e estrangeiro.

As sessões de Showcooking, as actuações das bandas musicais e ranchos folclóricos do concelho, grupos de fados, entre muitas outras atracções foram bastante apreciadas pelos diversos tipos de público.

No final do certame, satisfeito e orgulhoso por mais um êxito alcançado, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, reforçou a confiança nos produtos de excelência do concelho. “É repetitivo, mas é a verdade. Ano após ano, esta nossa feira supera as expectativas. E se 2018 foi muito bom, 2019 foi melhor ainda”, começou por frisar.

“É o resultado de vários factores que se conjugam na perfeição. O produto excelente e a sua apresentação cuidada, a organização, que faz o seu melhor e tenta melhorar ano após ano, e a nossa divulgação, pois não nos cansamos de dizer e mostrar ao mundo as nossas potencialidades turísticas e gastronómicas”, concluiu.

A Feira do Folar de Valpaços, que coloca em destaque exclusivamente produtos do concelho, é organizada pela Câmara Municipal de Valpaços e pela EHATB, Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.