Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Município promove rastreio da visão a alunos do agrupamento de escolas

Município promove rastreio da visão a alunos do agrupamento de escolas
image title
image title
image title
image title
image title
30 Abril 2019

Preocupada com as dificuldades sentidas no dia-a-dia na escolha de vestuário, na sinalização rodoviária, entre outros, a autarquia valpacense colocou em prática a realização de um diagnóstico global da população escolar com a colaboração da ColorADD.

 

A Câmara Municipal de Valpaços pôs em prática esta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de Abril, um Rastreio da Visão, dirigido aos alunos do 3.º e 4.º anos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

A iniciativa é levada a cabo pela equipa do projecto ColorADD – sistema de identificação de cores para daltónicos -, através de uma parceria celebrada com o Município.

O objectivo é identificar os alunos com dificuldades visuais e que não conseguem distinguir as cores. Para responder às necessidades destas pessoas, o designer Miguel Neiva criou um Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos, designado por Código ColorADD, que através da associação de um sistema de símbolos e associações que identificam as cores, procura garantir a integração do público daltónico em todas as situações em que a cor for um factor determinante na identificação, comunicação, orientação ou escolha.

Este código e a sua implementação nos mais diversos domínios permitem que a pessoa daltónica tenha independência aquisitiva, melhor integração social, aumentando assim o seu sentimento de autoconfiança e bem-estar.