- Município
- Mensagem do Presidente
- Assembleia Municipal
- Câmara Municipal
- Representação do Município noutros Orgãos
- Brasão
- Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação
- Juntas de Freguesia
- Projetos Cofinanciados - Portugal 2020
- Recursos Humanos
- Protocolos e Relatórios
- Sistema de Gestão da Qualidade dos Serviços Municipais
- Regulamentos Municipais
- Planos Municipais
- Índice de Transparência Municipal
- Despachos
- Eleições
- Publicações
- Censos
- Eu Sou Munícipe
- Notícias
- Lojas de Cidadão
- Ação Social
- Águas e Saneamento
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Agrupamento de Escolas de Valpaços
- Centro Escolar de Valpaços
- Centro Escolar de Carrazedo de Montenegro
- Jardim de Infância de Argeriz
- EB 2/3 José dos Anjos - Carrazedo de Montenegro
- Escola Professor José Ribeirinha Machado - Vilarandelo
- Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância de Lebução
- Jardim de Infância de Veiga de Lila
- EB 2 Júlio do Carvalhal - Valpaços
- Escola Secundária de Valpaços
- Ementa Escolar
- Conselho Municipal de Educação de Valpaços
- Transportes Escolares
- Projeto “Férias em Grande”
- Dia Mundial da Criança
- Ligações Úteis
- Carta Educativa
- Agrupamento de Escolas de Valpaços
- Finanças Municipais
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Serviço Municipal de Proteção Civil
- Espaços Verdes e Ambiente
- Urbanismo
- Contratação Pública
- Cartografia
- NORTE 2020 - Concursos para Apresentação de Candidaturas
- Projetos/ Iniciativas
- Hotspot Valpaços
- Participar
- Sou Visitante
- Agenda: próximos eventos
- Freguesias
- Água Revés e Crasto
- Argeriz
- Bouçoais
- Canaveses
- Carrazedo de Montenegro e Curros
- Ervões
- Fornos do Pinhal
- Friões
- Lebução, Fiães e Nozelos
- Padrela e Tazém
- Possacos
- Rio Torto
- Santa Maria de Émeres
- Santa Valha
- Santiago da Ribeira de Alhariz
- São João da Corveira
- São Pedro de Veiga de Lila
- Serapicos
- Sonim e Barreiros
- Tinhela e Alvarelhos
- Vales
- Valpaços e Sanfins
- Vassal
- Veiga de Lila
- Vilarandelo
- Sabores de Valpaços
- Onde Comer
- Onde Dormir
- Roteiros e Percursos
- O que Ver e Visitar
- Eventos Anuais
- Loja Interativa de Turismo
- Imagens
- Vídeos
- Valpaços - Produtos Locais
- Balcão Virtual
- Serviços Online
- Transferência Bancária
- Área do Munícipe
- Atendimento virtual e agendamentos
- Alert'Valpaços - Participação de Ocorrências e Reclamações
- Taxas Municipais
- Requerimentos PDF
- Emissão de Plantas de Localização
- Sistema de Informação ao Munícipe
- App Valpaços Digital
- Formulários eletrónicos
- Como aderir à Fatura Eletrónica
- Calendários
- Plataforma de Denúncias
- Licenciamento Zero
- Legislação
- Notícias
- Lojas de Cidadão
- Ação Social
- Águas e Saneamento
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Finanças Municipais
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Serviço Municipal de Proteção Civil
- Espaços Verdes e Ambiente
- Urbanismo
- Contratação Pública
- Cartografia
- NORTE 2020 - Concursos para Apresentação de Candidaturas
- Hotspot Valpaços
- Projetos/ Iniciativas
- Participar
- Notícias
- Município promove rastreio da visão a alunos do agrupamento de escolas
Município promove rastreio da visão a alunos do agrupamento de escolas
Preocupada com as dificuldades sentidas no dia-a-dia na escolha de vestuário, na sinalização rodoviária, entre outros, a autarquia valpacense colocou em prática a realização de um diagnóstico global da população escolar com a colaboração da ColorADD.
A Câmara Municipal de Valpaços pôs em prática esta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de Abril, um Rastreio da Visão, dirigido aos alunos do 3.º e 4.º anos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Valpaços.
A iniciativa é levada a cabo pela equipa do projecto ColorADD – sistema de identificação de cores para daltónicos -, através de uma parceria celebrada com o Município.
O objectivo é identificar os alunos com dificuldades visuais e que não conseguem distinguir as cores. Para responder às necessidades destas pessoas, o designer Miguel Neiva criou um Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos, designado por Código ColorADD, que através da associação de um sistema de símbolos e associações que identificam as cores, procura garantir a integração do público daltónico em todas as situações em que a cor for um factor determinante na identificação, comunicação, orientação ou escolha.
Este código e a sua implementação nos mais diversos domínios permitem que a pessoa daltónica tenha independência aquisitiva, melhor integração social, aumentando assim o seu sentimento de autoconfiança e bem-estar.