Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços cresceu e superou expectativas

Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços cresceu e superou expectativas
img_9557
img_9562
img_9563
img_9550
03 Junho 2019

A OliValpaços – Feira Nacional de Olivicultura - realizou-se no passado fim-de-semana, de 31 de Maio, 1 e 2 de Junho, no Pavilhão Multiusos de Valpaços pela segunda vez.

Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Valpaços, a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, a AOTAD – Associação dos Olivicultores de Trás-Os-Montes e Alto Douro e a CAP – Confederação de Agricultores de Portugal, a II Olivalpaços, uniu objectivos em comum e promoveu as potencialidades olivícolas, oleícolas e agro-alimentares da região e do País, num evento que contou na cerimónia de abertura oficial com Directora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves. Foram colocados à disposição dos empresários tecnologias e sistemas inovadores ligados ao sector do azeite, nomeadamente pela participação de empresas/instituições de impacto nacional.

A organização teve como objectivo desenvolver actividades que contribuam para atrair um maior número de visitantes e para o desenvolvimento turístico do concelho de Valpaços, com a actuação de bandas e grupos musicais locais, actividades para os mais novos, entre outras. A Feira Nacional de Olivicultura é o certame de maior tradição e antiguidade no sector e conta já com mais de duas décadas. Realiza-se anualmente, entre as cidades de Moura e Valpaços, e constitui o ponto de encontro da produção nacional de Azeite.

A OliValpaços reuniu quase uma centena de participantes e durante três dias pôs em destaque a segunda produção agrícola com maior peso na economia transmontana, a seguir ao vinho, e que movimenta anualmente um valor bruto de 30 milhões de euros. No concelho de Valpaços, a produção média anual de azeitona é de 11 mil toneladas, dos quais se extraem cerca de dois milhões de litros de azeite. A quantidade de azeite produzido e a qualidade comprovada com a obtenção de inúmeros prémios a nível nacional e mundial, fizeram de Valpaços um lugar de eleição para a realização bianual desta Feira Nacional de Olivicultura.

Veja aqui o Vídeo da OLIVALPAÇOS:

5cf6be80c7eb6_olivalpacos_1