Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

“Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia" assinala Dia Mundial de Criança

IMG_0357
IMG_0364
06 Junho 2019

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Criança, a Filandorra – Teatro do Nordeste levou ao Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, na passada segunda-feira, 3 de Junho, a peça "Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia".

 

A peça, que foi dirigida a todos os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Valpaços e da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, relembra a obra de Aquilino Ribeiro e sensibiliza a comunidade escolar para o legado do autor.

“Mestre Grilo Cantava e a Giganta Dormia” elege como público-alvo as crianças e pretende homenagear a faceta de Aquilino Ribeiro dedicada à literatura para a infância bem como cruzar a criação artística com a valorização e importância do retorno ao mundo rural.

Em resumo, conta a história de uma abóbora que “à força de comer do solo e beber do regadio”, levava a vida a comer, a dormir e a crescer, indiferente a todo o movimento à sua volta e aos animais circundantes. Certa noite, “já espigadota”, foi acordada por um coro de rãs, sapos, ralos, uma cigarra e um grilo, uma verdadeira “fanfarra” que clamava ao “solzinho rico” … à fábula de Aquilino foram acrescentadas canções da autoria de Marília Miranda, canções essas que segundo a autora, “procuram serem fidedignas, quer ao ambiente que Aquilino criou, quer às palavras-chave que surgem, muitas vezes, repetidas, quase como se estivessem à espera de serem musicadas, e reforçam, pois, o sentido de cada personagem, acrescentando às suas falas a melodia que elas despertaram”.