Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Valpaços recebe o III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil

Valpaços recebe o III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil
hino
img_1818
img_1839
img_1854
img_1860
img_1862
img_1874
img_1879
img_1929
26 Julho 2019

O III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasi l- SCLB - começou na manhã de ontem, 25 de julho, em Valpaços, terminando este sábado, 27 de Julho, em Carrazedo de Montenegro.

 

Numa organização da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, com o apoio do Município de Valpaços, o encontro tem como objetivo “homenagear escritores brasileiros e portugueses” e “congregar os povos latinos promovendo a cultura do Brasil e de Portugal". Dilercy Adler, Presidente da SCLB, abriu a sessão, que decorreu na Casa do Vinho, felicitando todos os presentes, em especial, o Presidente da Câmara Municipal, Amílcar Almeida, e o Presidente Honorário da Sociedade de Cultura Latina do Brasil para a Região Norte de Portugal, António Alves.

O Director Regional da Cultura do Norte, António Ponte, abordou a relação entre Portugal e Brasil, referindo que “as línguas são o resultado das fusões culturais das pessoas que as falam”.  

Já o edil Amílcar Almeida mostrou orgulho pela realização do encontro no concelho, enumerando alguns aspectos da cultura do povo português e brasileiro. O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços apresentou sucintamente o concelho e encerrou a sessão de abertura.

O evento conta com várias mesas redondas, que possibilita a abordagem de temáticas como: a Integração Cultural e Latinidade, as Tendências da Literatura Contemporânea, a Linguagem Poética Brasil e Portugal, as Práticas pedagógicas nas escolas brasileiras e portuguesas e a Génese da criação literária no Brasil e Portugal.

Há, ainda, a oportunidade de lançamento de livros e a partilha de momentos de leitura de poesia. O primeiro dia de “trabalhos” decorreu na Casa do Vinho, o segundo é de visita a alguns pontos emblemáticos do concelho e o terceiro decorre no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro, onde terá lugar a cerimónia de encerramento.

Este III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil potenciou a partilha da cultura latina e o reencontro dos povos do Brasil e de Portugal.

A SCLB pretende reunir povos de várias nações, nomeadamente, aqueles que a língua é parte integrante do legado cultural e étnico deriva da Roma Antiga.