Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Valpaços recebe o III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil

Valpaços recebe o III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
26 Julho 2019

O III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasi l- SCLB - começou na manhã de ontem, 25 de julho, em Valpaços, terminando este sábado, 27 de Julho, em Carrazedo de Montenegro.

 

Numa organização da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, com o apoio do Município de Valpaços, o encontro tem como objetivo “homenagear escritores brasileiros e portugueses” e “congregar os povos latinos promovendo a cultura do Brasil e de Portugal". Dilercy Adler, Presidente da SCLB, abriu a sessão, que decorreu na Casa do Vinho, felicitando todos os presentes, em especial, o Presidente da Câmara Municipal, Amílcar Almeida, e o Presidente Honorário da Sociedade de Cultura Latina do Brasil para a Região Norte de Portugal, António Alves.

O Director Regional da Cultura do Norte, António Ponte, abordou a relação entre Portugal e Brasil, referindo que “as línguas são o resultado das fusões culturais das pessoas que as falam”.  

Já o edil Amílcar Almeida mostrou orgulho pela realização do encontro no concelho, enumerando alguns aspectos da cultura do povo português e brasileiro. O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços apresentou sucintamente o concelho e encerrou a sessão de abertura.

O evento conta com várias mesas redondas, que possibilita a abordagem de temáticas como: a Integração Cultural e Latinidade, as Tendências da Literatura Contemporânea, a Linguagem Poética Brasil e Portugal, as Práticas pedagógicas nas escolas brasileiras e portuguesas e a Génese da criação literária no Brasil e Portugal.

Há, ainda, a oportunidade de lançamento de livros e a partilha de momentos de leitura de poesia. O primeiro dia de “trabalhos” decorreu na Casa do Vinho, o segundo é de visita a alguns pontos emblemáticos do concelho e o terceiro decorre no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro, onde terá lugar a cerimónia de encerramento.

Este III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil potenciou a partilha da cultura latina e o reencontro dos povos do Brasil e de Portugal.

A SCLB pretende reunir povos de várias nações, nomeadamente, aqueles que a língua é parte integrante do legado cultural e étnico deriva da Roma Antiga.