Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Autarquia reforça apoio às Corporações de bombeiros do concelho

Autarquia reforça apoio às Corporações de bombeiros do concelho
06 Julho 2020

Face aos constrangimentos causados pelo COVID 19, que levou a uma diminuição drástica dos serviços remunerados prestados pelos bombeiros, e à proximidade do período crítico de incêndios florestais, as corporações de bombeiros do concelho estiveram reunidos com Amílcar Almeida, no passado dia 29 de Junho.

Na reunião encontro estiveram presentes os presidentes da direção e comandantes das corporações de bombeiros de Valpaços e Carrazedo de Montenegro, a responsável da Proteção Civil do Município, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida.
Após análise da situação, atendendo às necessidades das associações e a sua importância fundamental, e para ser assegurado o seu normal funcionamento, ficou decidido o reforço do apoio financeiro atribuído pelo Município sempre que necessário para fazer face às despesas correntes, nomeadamente com vencimentos, equipamento de proteção individual, entre outras.
A reunião serviu também para analisar a preparação para o período crítico de incêndios que se aproxima, nomeadamente questões ligadas a caminhos de acesso a áreas florestais e pontos de água.
Foi também decidido o apoio à constituição do dispositivo especial de combate a incêndios rurais em Valpaços e Carrazedo de Montenegro. Com este acordo, fica assegurada uma capacidade adequada de resposta a este flagelo em todo o território do concelho, 24 sobre 24 horas, sem comprometer a eficiência na resposta às restantes ocorrências no âmbito da proteção e socorro, traduzindo-se na atribuição de um complemento diário de 10,00€ aos bombeiros constituintes das Equipas integrantes do DECIR.
“São instituições que merecem a nossa maior atenção pelo serviço que prestam à população. Estão na linha da frente nas situações mais difíceis, pelo que estamos sempre em permanente contato”, referiu na ocasião o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida.