Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Aquavalor disponibiliza câmara frigorífica para armazenar vacina contra COVID 19

Aquavalor disponibiliza câmara frigorífica para armazenar vacina contra COVID 19
17 Dezembro 2020

Aquavalor disponibiliza câmara frigorífica adequada ao armazenamento da vacina da Pfizer e espaço para vacinação contra a COVID-19 no Alto Tâmega.

 

Os Municípios do Alto Tâmega – Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar – comprometidos com o esforço nacional no combate à pandemia COVID-19, estão disponíveis para, através da Aquavalor, participada maioritariamente pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e Instituto Politécnico de Bragança (IPB), suportar eventuais carências logísticas ao nível do armazenamento da vacina da Pfizer.

Uma das características e requisitos de conservação da vacina traduz-se na necessidade de ter de ser mantida e transportada a uma temperatura de -70ºC. São precisamente as suas condições de armazenamento motivo de grande preocupação para a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma vez que nem todos os países terão capacidade para reunir estas condições em grande escala.

Foi com base nesta dificuldade que a AquaValor - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, que tem como sócios maioritários a CIMAT e o IPB, tomou a decisão de disponibilizar à Saúde Pública a utilização de um equipamento de refrigeração capaz de gerar uma temperatura de 86 graus negativos e uma capacidade de armazenamento de 528 litros, características adequadas para o armazenamento da vacina da Pfizer. Simultaneamente e em caso de necessidade, a Aquavalordisponibilizará espaços para que se realize o processo de vacinação aos habitantes do Alto Tâmega.

 Recorde-se que a AquaValor atua, essencialmente, em torno da temática da água, nas suas várias vertentes (turismo, agricultura, termas e energia), enquanto valor distintivo/identitário, agregador e potenciador de crescimento económico na região do Alto Tâmega.