Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

INFORMAÇÃO - MEDIDAS DA AUTARQUIA

INFORMAÇÃO - MEDIDAS DA AUTARQUIA
12 Maio 2021

 Seguindo o plano que estabeleceu a estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da COVID-19, a autarquia adotou nos vários espaços municipais  condições específicas de funcionamento, designadamente regras de lotação, de utilização de equipamentos de proteção individual, distanciamento físico, de higienização regular dos espaços, das mãos e etiqueta respiratória, entre outras.

➡️A Biblioteca Municipal de Valpaços reabriu ao público dia 19 de Abril cumprindo todas as normas de segurança emanadas pela DGS, adaptando-se e reabrindo com uma utilização condicionada, nomeadamente, número máximo de utilizadores em cada espaço de leitura e com o acesso aos computadores limitado a 4 pessoas (1 por cada computador) por um período máximo de 30 minutos.

Durante o período em que a biblioteca esteve encerrada, continuou a proporcionar o serviço de empréstimos de obras e o serviço de take-away domiciliário em todo o concelho.

Foi iniciada a publicação de vídeos alusivos à Hora do Conto através das redes sociais do Município, com o intuito de levar o gosto pela leitura aos mais novos, atividade que se mantém.

Está ainda a decorrer a implementação de um novo software de catalogação e de empréstimos de obras com vista a melhorar o serviço interno da biblioteca, tendo sido iniciada aquando do período de confinamento em que este espaço cultural esteve encerrado ao público.

➡️Também a Loja Ponto Já reabriu no dia 19 de Abril, com limitação do número de utentes aos computadores.

No seguimento da quarta fase do plano de desconfinamento estabelecido pelo Governo, as equipas das camadas jovens também já voltaram aos treinos, bem como equipas seniores que regressaram à competição.

Ao ar livre, o desporto pode ser feito sem limitações e também as modalidades de alto risco voltaram à atividade. Ao público ainda não é permitido assistir, mas o Complexo Desportivo e o Pavilhão Gimnodesportivo recomeçou a receber os grupos praticantes de várias modalidades desportivas, contribuindo assim para uma melhoria do desenvolvimento físico, mental, afetivo e social dos participantes.

➡️Os parques infantis de todo o concelho também já recebem crianças e todas as atividades desportivas e lúdicas estão condicionadas às orientações da DGS decorrentes da evolução pandémica.

A prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, contudo é imprescindível continuar alerta, tendo em conta as regras de segurança e higiene.

➡️Para já as Piscinas Municipais mantém-se encerradas, estando a sua abertura condicionada à evolução da situação pandémica no concelho, tal como o serviço de Cinema.