Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Agrupamento de Escolas de Valpaços assinala Dia Internacional da Reciclagem com Feira dos 5R’s

Agrupamento de Escolas de Valpaços assinala Dia Internacional da Reciclagem com Feira dos 5R’s
dscf1726
dscf1719
dscf1703
dscf1694
17 Maio 2022

O Agrupamento de Escolas de Valpaços, em colaboração com o PIICIE (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar) promoveu a Feira dos 5R’s, uma iniciativa de sensibilização e consciencialização ambiental.

O evento, que decorreu no Jardim Público, em frente à Câmara Municipal, nesta terça-feira, 17 de maio, contou com a organização das docentes Maria Ezequiel e Ana Diamantino, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e da participação das turmas do 8º e 9º ano, assim como o 10º B da Escola Secundária de Valpaços.


Os alunos criaram todos os produtos finais a partir de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), reaproveitando materiais já existentes. Os artigos disponíveis para venda não tinham valor estipulado, ficando ao critério do comprador o preço final a pagar.


Recolheram, também, roupa usada, com o propósito de vender e incentivar à sua reutilização. Foi fornecida uma senha a que tem tivesse doado roupa, de forma a poderem trocá-la por uma outra peça exposta.

Nas palavras da diretora do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Alexandra Doutel, a atividade teve como principal objetivo “sensibilizar os Valpacenses para os 5R’s, nomeadamente, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar, no sentido de incentivar a sustentabilidade.”

Acrescentou, ainda, que a função da escola passa por dar valor e chamar a atenção para estes aspetos cada vez mais pertinentes, sendo esta uma feira “amiga do ambiente”.

A iniciativa contou, também, com a presença da divisão de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Valpaços, que divulgou o seu projeto de Compostagem Doméstica/Comunitária e da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Valpaços.

O valor angariado na feira reverterá para a Associação de Estudantes do Agrupamento, no âmbito de futuras atividades escolares.