Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega e Barroso” está de volta

Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega e Barroso” está de volta
21 Julho 2022

O Concurso de Ideias – “Empreender no Alto Tâmega e Barroso” está de volta, nesta que é já a sua 4ª edição! Os interessados em inscrever-se podem fazê-lo através do formulário de candidatura disponível no site da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

Este Concurso é uma iniciativa da CIMAT, em parceria com a EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, e tem como finalidade promover ativamente a conceção e implementação de iniciativas empreendedoras no Alto Tâmega e Barroso, que contribuam para o desenvolvimento deste território.

Assim sendo, destacam-se como objetivos específicos deste concurso:

  • Apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio e negócios em fase de arranque, em particular nos setores considerados estratégicos para a região, a saber: Turismo (água, saúde e bem-estar) e Agroalimentar/Florestal;
  • Fixar população jovem qualificada no Alto Tâmega e Barroso, atenuando a tendência atual de declínio e envelhecimento demográfico;
  • Disseminar o Alto Tâmega e Barroso enquanto região que apoia e promove o espírito empresarial;
  • Desenvolver competências e uma atitude empreendedora nos jovens em idade escolar.

A presente edição do Concurso contempla 2 grupos/destinatários distintos:

Grupo 1 – Concurso de Ideias

  • Podem candidatar-se ao concurso todos os cidadãos, maiores de idade, de forma individual ou em grupo, com qualificação igual ou superior ao 12.º ano de escolaridade, em qualquer situação profissional, que pretendam explorar uma ideia de negócio no Alto Tâmega e Barroso, bem como pessoas coletivas com fins lucrativos cuja atividade económica se insira nos setores do Turismo (água, saúde e bem-estar) e Agroalimentar/Florestal.

Grupo 2 – Empreender no Futuro

  • Podem candidatar-se os jovens a frequentar o 10.º, 11.º e 12.º ano do ensino secundário, num dos estabelecimentos de ensino da região do Alto Tâmega e Barroso.

Para cada um destes grupos/destinatários estão previstas ações também elas distintas:

“Concurso de Ideias” (grupo 1) divide-se em 2 Fases. Dos vários candidatos serão admitidos os primeiros 20 projetos com pontuação mais elevada, sendo que apenas os projetos selecionados na Fase 1 e, que passem pelo Programa de Aceleração (programa de capacitação e reuniões de trabalho individuais, para aperfeiçoamento e desenvolvimento das ideias), poderão participar na Fase 2 de avaliação, de acordo com os artigos mencionados no Regulamento do Concurso.

Os projetos vencedores da Fase 2 de avaliação têm acesso a um Programa de Concretização, com reuniões de trabalho individuais com a equipa técnica, com o objetivo de apoiar a concretização formal do projeto de negócio.

Já a ação “Empreender no Futuro” (grupo 2) prevê duas atividades dirigidas aos jovens em situação escolar (10º, 11º e 12º anos):

  • Road show “O futuro do mercado de trabalho e da iniciativa empresarial”, que consiste na realização de sessões de divulgação e reflexão sobre os ecossistemas do mercado de trabalho do futuro;
  • Bootcamp “Empreender no futuro”, que se materializa num programa de geração de ideias como forma de estimular o espírito empreendedor nos jovens, cujo mote de trabalho é “imaginar a minha Terra…”

No que diz respeito aos prémios:

Grupo 1 – Concurso de Ideias  

Após conclusão do Programa de Aceleração, são premiados 3 vencedores, sendo atribuído a cada um:

  • Acompanhamento do projeto de negócio por uma das seguintes entidades: Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso, EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, Aquavalor ou Agrovalor, em concordância com o setor de aplicação do projeto;
  • Networking favorável à implementação/desenvolvimento do negócio;
  • Disponibilização de um espaço de trabalho, durante 6 meses, no Cowork da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

Grupo 2 – Empreender no Futuro

  • São premiadas as 3 ideias com maior pontuação, sendo atribuído vouchers com Experiências no Alto Tâmega e Barroso.

Para concorrer basta preencher o formulário de candidatura (de acordo com o grupo em que se insere) presente no site da CIMAT e remeter para o e-mail empreendedorismo@cimat.pt. Para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o concurso deverá ser usado este mesmo endereço eletrónico.

O período de receção de candidaturas decorre até:

– 31 de agosto de 2022 (Grupo 1)

– 31 de outubro de 2022 (Grupo 2)

*A presente informação não dispensa a consulta do Regulamento do Concurso.