Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

1º Fórum da Bio Região do Alto Tâmega e Barroso

1º Fórum da Bio Região do Alto Tâmega e Barroso
forum_sustentabilidade__2_
16 Setembro 2022

Teve lugar na passada quarta-feira, 14 de setembro, sob o tema “Caminho da Sustentabilidade”, o 1º Fórum da Bio Região do Alto Tâmega e Barroso, onde participou o autarca Amílcar Almeida, enquanto Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega - CIMAT.

 

A CIMAT quer abrir novos caminhos para a sustentabilidade e para tal, aderiu em 2018, à rede internacional de Bio Regiões, com o intuito de valorizar os produtos biológicos dos seis concelhos que a compõe.

Nesse sentido, o Boticas Parque recebeu o 1º Fórum da Bio, dedicado ao debate e ao conhecimento de novos mercados biológicos nos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Para Amílcar Almeida “o objetivo da adesão à rede passa pela implementação de uma estratégia de desenvolvimento sustentado no nosso território (…), trabalhar e promover as potencialidades desta região de uma forma diferenciadora, em que a promoção dos produtos biológicos converge com a promoção do território e das suas particularidades com vista ao desenvolvimento das suas capacidades económicas, sociais e culturais”.

Para o edil, “o Fórum teve como propósito avaliar o percurso efetuado e redefinir novas estratégias que o revitalizem, que a nosso ver é o caminho que, não só o setor primário, como também o turismo pode e deve adotar. O desenvolvimento de uma estratégia assente no BIO vai permitir que os nossos excelentes produtos possam ser vendidos a um valor mais elevado, gerando mais economia e fixando também jovens produtores”.

Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT, abordou o Memorando da Bio Região Alto Tâmega e Barroso. António Mantas explanou sobre a Certificação para o MPB, Ângela Pereira falou sobre Mercados Bio e Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, deu a conhecer a Bio Região Idanha-a-Nova.

No encontro participaram, ainda, Carla Alves, Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte e Rui Martinho, Secretário de Estado da Agricultura.

Já no passado mês de agosto, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso criou, no Mercado Municipal de Chaves, o “Canto do Bio”, onde os produtores da região passam a ter à sua disposição um stand dedicado à venda de produtos biológicos certificados.

Também em Valpaços, dada a importância que os produtos biológicos têm para o Concelho, desde 2018 está disponível um espaço exclusivo na Casa do Vinho, para produtos certificados em Modo Produção Biológico.