Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

CLDS 4G de Valpaços chega ao fim

CLDS 4G de Valpaços chega ao fim
22 Junho 2023

O projeto CLDS 4G – Valpaços, igualdade para a inclusão, foi promovido pela Casa do Povo de Vilarandelo em parceria com o Município de Valpaços, que iniciou em Julho de 2020.

 

Na passada terça-feira, 20 de junho, o auditório da Biblioteca Municipal recebeu a reunião de balanço do Projeto CLDS 4G – Valpaços, igualdade para a inclusão.

Além de se resumir o percurso do projeto no concelho, apresentado um relatório final das atividades levadas a cabo com vista à promoção da inclusão social através de uma intervenção de proximidade realizada em parceria entre autarquia e entidades locais, foi também feito um balanço pelos responsáveis presentes.

A Vereadora Teresa Pavão sublinhou a importância do projeto no terreno ao longo dos anos e a esperança de que “em breve, o CLDS 5G esteja em funcionamento, e os técnicos possam ser afetos a esse projeto, dando resposta àquilo que são áreas de intervenção tão significativas”.

Além de agradecer às várias entidades parceiras, a responsável autárquica fez um balanço positivo do CLDS 4G, e espera que sirva de base para criar a estrutura das atividades do plano de ação para o 5G.

Também Isabel Sequeira, Presidente da Direção da Casa do Povo de Vilarandelo, reforçou o balanço positivo do projeto.

O CLDS - 4G, financiado pelo PO ISE (Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego), tem como metas aumentar a coesão social dos diversos concelhos; concentrar a intervenção nos cidadãos com fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na sua vida pessoal e profissional; potenciar parcerias entre o sector público e o privado na promoção e execução dos projetos; e fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os instrumentos disponíveis em cada Município.

No nosso concelho, o CLDS 4G, sobre a premissa “Igualdade para a Inclusão teve como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelam maiores níveis de fragilidade social, marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria.

Foram realizados workshops, palestras, sessões de sensibilização/esclarecimento, exposições, atividades lúdicas, simulacros, eventos solidários, atividades integradas em Eixos de Intervenção específicos: Eixo I: emprego, Formação e Qualificação; Eixo II: Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil; Eixo III: Promoção do Envelhecimento ativo e Apoio à População Idosa;