Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

Alunos do 4.º ano do Concelho participam na ação “Plantar o Futuro em Valpaços”

Alunos do 4.º ano do Concelho participam na ação “Plantar o Futuro em Valpaços”
ambiente_enduro__12_
ambiente_enduro__5_
ambiente_enduro__11_
ambiente_enduro__10_
ambiente_enduro__8_
ambiente_enduro__7_
ambiente_enduro__6_
ambiente_enduro__3_
ambiente_enduro__1_
ambiente_enduro__2_
28 Setembro 2023
Por ocasião da penúltima etapa do Campeonato Mundial de Enduro, que tem lugar este fim-de-semana em Valpaços, foi proporcionada uma manhã diferente, a fim de se chamar a atenção para a sustentabilidade nas provas desportivas. 
 
 
 
Do programa fez parte um encontro com a Tetracampeã Nacional de Enduro, a transmontana Joana Gonçalves, no Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, que abordou o seu percurso e fez questão de frisar a importância da prática desportiva e do trabalho árduo para alcançar objetivos.
 
Na ocasião, o Vereador Jorge Mata Pires justificou a atividade com a “obrigatoriedade crescente da adoção de práticas sustentáveis no desporto”. No fundo, “existe uma equipa concentrada em criar formas para reduzir ou ajudar a reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera durante as provas desportivas, como é o caso da que somos anfitriões este fim-de-semana”.
 
Também a Vereadora Teresa Pavão aproveitou o momento para sensibilizar os mais pequenos. “É essencial e importante perceberem desde pequeninos, e à medida que ides crescendo, ter presente a questão do respeito pelo outro, pela comunidade e, hoje mais que tudo, pelo ambiente. Perceberem que a vossa atitude hoje vai ter reflexos no amanhã é uma prioridade”, referiu.
 
Na tentativa de diminuir o impacto que a realização da prova terá para o ambiente, foram seguidamente plantadas várias árvores, no recinto da EB 2/3 Júlio do Carvalhal. No mesmo sentido, seguidamente, foram devolvidas à natureza, nas imediações do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, duas espécies que estiveram em recuperação no CRAS HVUTAD - Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
 
Estima-se que esta semana, a propósito da prova do Mundial de Enduro, acorram a Valpaços mais de mil pessoas de várias partes do mundo, só referentes às que fazem parte das equipas, staff e organização.