Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Projeto “Férias em Grande”

ferias em grande


Hoje em dia, a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens com idades escolares tem vindo a ser um tema muito discutido na nossa sociedade e por isso, a Câmara Municipal de Valpaços tem realizado esforços no sentido de dar uma resposta a esta necessidade. Deste modo, promove programas de ocupação/animação de tempos livres que assegurem as férias escolares.
Assim, a Câmara Municipal de Valpaços tem como obrigação analisar as necessidades sociais, criando atividades que resolvam este problema, como é o caso do Projeto “Férias em Grande”. O Município de Valpaços já levou a cabo 11 edições do Projeto “Férias em Grande” com um enorme sucesso atingido, superando mesmo as expetativas da Autarquia.
A equipa que organiza este evento dá enfâse ao existente em termos de equipamentos existentes no concelho, maximizando todos os recursos físicos existentes. As atividades realizadas contêm 5 funções essenciais para o desenvolvimento social das crianças/jovens: função educativa, de saúde pública, social, cultural e lúdica. Pretende-se que as crianças e jovens tenham uns dias agradáveis, em segurança e harmonia, mas que ao mesmo tempo tenham experiências novas.

Assim, além da vertente lúdica e de aprendizagem, procuraremos dar à criança/jovem muito desporto, desporto educativo e também recreativo.

De momento o projeto engloba uma média de 350 crianças e decorre simultaneamente nas freguesias de Valpaços e Sanfins, Vilarandelo e Ervões e Carrazedo de Montenegro e curros, durante os meses de julho e agosto de cada ano.

 

Objetivos do Projeto:

Entidade PromotoraCâmara Municipal de Valpaços
Missão  Criar e dinamizar um evento para crianças e jovens dos 6 aos 15 anos de idade do Concelho de Valpaços, de forma a prevenir comportamentos de risco.
Objetivos Ocupação dos tempos livres das crianças dos 6 aos 15 anos de idade durante os meses de Julho e Agosto;
Proporcionar à criança/jovem momentos de diversão e atividades lúdico-expressivas contribuindo para o seu equilíbrio emocional e psicológico durante os meses de Julho e Agosto;
Proporcionar às crianças/jovens a vivência de uma experiência relevante do ponto de vista social, cultural e desportivo durante o projeto.
Resultados Esperados Ocupar até 300 crianças do concelho com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos durante os meses de Julho e Agosto.
Solucionar a 50% das famílias, que não dispõem de retaguarda familiar ou outras, para ocupação dos seus filhos.
Permitir a 80% das crianças e jovens adquirir competências na área da comunicação, liderança, socialização, entre outras.
Dinamizar todos os espaços desportivos e lúdicos existentes no Concelho de Valpaços.