Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Valpaços

Img 7376 2 min 1 1024 2500
Img 7397 2 min 1 1024 2500
Img 7437 2 min 1 1024 2500
Img 7447 2 min 1 1024 2500
07 Novembro 2017
O Município de Valpaços distinguiu, no âmbito das comemorações do 181.º aniversário da elevação de Valpaços a concelho, que se celebraram esta segunda-feira, 6 de Novembro, os melhores alunos com prémios de mérito escolar.

Após o hastear da Bandeira Nacional e da Bandeira Município de Valpaços, ao som da Banda Municipal de Valpaços, nos Paços do Concelho, teve lugar a cerimónia de comemoração do Feriado Municipal no salão nobre.

Na presença de todo o executivo municipal, de vários autarcas do concelho e munícipes, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, abordou a história do concelho, abordando a sua formação e estruturação.

"Neste que é um Feriado Municipal especial também por nos encontrarmos no início de mais um mandato", Amílcar Almeida fez uma síntese desde o decreto de 6 de Novembro de 1836 saído do ministério de Manuel da Silva Passos (Passos Manuel) que elevou a paróquia à categoria de Concelho até à reintegração definitiva das freguesias de Curros e Vales em 1896. Aludiu, ainda, à desagregação do antigo quadro administrativo que, no distrito de Vila Real, deu lugar a uma nova organização municipal constituída por 14 concelhos. Falou ainda da elevação a vila em 1853 e da elevação a cidade em 1999.

Como é habitual foram entregues, ainda, os Prémios de Mérito Escolar a 3 alunos, galardão constituído por um diploma e um cheque no valor de 250 euros, que é anualmente atribuído aos melhores alunos de cada ciclo de ensino das escolas do concelho.

"O mérito e valorização do esforço e do desempenho individual procura criar estímulos para que os jovens sintam que vale a pena estudar, naquela que também é uma homenagem às escolas e ao seu trabalho", referiu o autarca.
Assim, do 9.º ano de escolaridade em Valpaços recebeu o prémio de melhor aluna Marta Morais, residente em Fornos do Pinhal. Já do 12.º ano de escolaridade recebeu o prémio Iara Figueiras, de Valpaços. Da escola de Carrazedo de Montenegro, do 9.º ano de escolaridade, recebeu o prémio Eva Sousa Marta.

A terminar a cerimónia, foi apresentado, ainda, o novo site do Município, que pretende facilitar o acesso à informação por parte dos munícipes, mas também de visitantes ao concelho.

As comemorações do Feriado Municipal de Valpaços terminaram na Igreja Matriz, onde, ao final do dia decorreu um concerto interpretado pela Orquestra do Norte.