Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Mais de 200 valpacenses participaram no "Reflorestar com Afectos"

Mais de 200 valpacenses participaram no "Reflorestar com Afectos"
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
19 Novembro 2018

Impulsionados pelo Programa Reflorestar Portugal, os participantes do Projecto Afectos, entre outros valpacenses tiveram oportunidade de durante três dias plantarem espécies autóctones em dois locais do concelho.

 

Restituição da floresta nativa e a sustentabilidade da biodiversidade das espécies vegetais autóctones é o grande objectivo do programa nacional Reflorestar Portugal, ao qual os valpacenses se associaram através da Divisão de Espaços Verdes do Município de Valpaços.

Entre os passados dias 14 e 16 de Novembro, foi a vez dos participantes do Projecto Afectos intervirem com a plantação de novas árvores, no lugar do Cabeço e na Serra de Santa Comba. Munidos de material especifico e orientados por técnicos e funcionários da autarquia, mais de duas centenas de pessoas contribuíram para um concelho melhor, recebendo noções de “responsabilidade social e ambiental”, e na importância da contribuição de todos para prevenir e atenuar a catástrofe dos incêndios florestais, reflorestando os espaços mais carenciados.

Assim, os participantes de vários núcleos do Projecto Afectos obtiveram conhecimentos básicos sobre como plantar uma árvore, colocando-os em prática com a plantação de carvalhos, castanheiros, medronheiros, entre outros.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, o Vice-Presidente, António Medeiros, bem como os Vereadores Jorge Pires e Teresa Pavão, fizeram questão de marcar presença nas actividades, para "incentivar o sentimento coletivo de proteção do território e fomentar a correcta arborização do concelho”.