Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Município promoveu Jornadas Técnicas sobre “A rega na agricultura”

Município promoveu Jornadas Técnicas sobre “A rega na agricultura”
image title
image title
image title
29 Julho 2019

Teve lugar na passada sexta-feira, 26 de Julho, no Pavilhão Multiusos de Valpaços, as jornadas técnicas dedicadas ao tema “A rega na agricultura”. Evento organizado pela Câmara Municipal de Valpaços, com o apoio da Refcast – Associação Portuguesa da Castanha.

 

O Presidente do Município, Amílcar Almeida, deu início à sessão de abertura, reforçando o apoio e o empenho da autarquia para uma maior rentabilidade no sector agrícola. O edil falou sobre as dificuldades dos agricultores e apontou soluções planeadas a longo prazo, de forma a garantir a sustentabilidade do sector.

José Gomes Laranjo, docente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente da UTAD, investigador do CITAB (Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas) e coordenador da EuroCastanea – Rede Europeia da Castanha - moderou os trabalhos.

A Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, elogiou a iniciativa e o esforço da autarquia em prol da agricultura, salientando também os desafios que se avizinham.

As jornadas técnicas abordaram questões ligadas à rega nas fileiras da amendoeira, do castanheiro, da oliveira e da videira. Também se falou de sistemas de rega e do impacto regional dos regadios, nomeadamente no clima.

Com o objetivo de promover o uso eficiente da água num concelho onde prima o setor primário, “A Rega na Agricultura” contou com especialistas conceituados na área.

As Jornadas Técnicas “A Rega na Agricultura” contaram com a participação de centenas de pessoas e uma visita técnica à localidade de Cabanas, freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros.