Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Município promoveu Jornadas Técnicas sobre “A rega na agricultura”

image title
image title
image title
29 Julho 2019

Teve lugar na passada sexta-feira, 26 de Julho, no Pavilhão Multiusos de Valpaços, as jornadas técnicas dedicadas ao tema “A rega na agricultura”. Evento organizado pela Câmara Municipal de Valpaços, com o apoio da Refcast – Associação Portuguesa da Castanha.

 

O Presidente do Município, Amílcar Almeida, deu início à sessão de abertura, reforçando o apoio e o empenho da autarquia para uma maior rentabilidade no sector agrícola. O edil falou sobre as dificuldades dos agricultores e apontou soluções planeadas a longo prazo, de forma a garantir a sustentabilidade do sector.

José Gomes Laranjo, docente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente da UTAD, investigador do CITAB (Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas) e coordenador da EuroCastanea – Rede Europeia da Castanha - moderou os trabalhos.

A Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, elogiou a iniciativa e o esforço da autarquia em prol da agricultura, salientando também os desafios que se avizinham.

As jornadas técnicas abordaram questões ligadas à rega nas fileiras da amendoeira, do castanheiro, da oliveira e da videira. Também se falou de sistemas de rega e do impacto regional dos regadios, nomeadamente no clima.

Com o objetivo de promover o uso eficiente da água num concelho onde prima o setor primário, “A Rega na Agricultura” contou com especialistas conceituados na área.

As Jornadas Técnicas “A Rega na Agricultura” contaram com a participação de centenas de pessoas e uma visita técnica à localidade de Cabanas, freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros.